Setembro Amarelo: No mês em que se celebra oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o município de Araputanga (a 345 km de Cuiabá) vai “na contramão” da campanha que visa conscientizar as pessoas sobre o assunto.
“Em pleno Setembro Amarelo cortaram o atendimento do psicólogo e diz-se uma gestão humanizada”, relatou um cidadão ao demonstrar indignação com a redução do horário de atendimento ao público na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR).
Conforme informações, a Prefeitura de Araputanga revogou a Gratificação de Regime Integral (GRI) ao psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde, reduzindo os atendimentos ao público na UDR.
— Leia mais: Araputanga corta pagamento de gratificações a servidores da Unidade Descentralizada de Reabilitação.
Nos últimos meses, em Araputanga, casos de suicídios foram cometidos por um idoso, de 92 anos, e duas jovens que ocupavam cargos de monitoras de creche na Secretaria de Educação da prefeitura do município.
Estudos apontam que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, principalmente a depressão e transtorno bipolar. Contudo, vários fatores podem impedir a detecção precoce e, consequentemente, a prevenção do suicídio, por esse motivo é importante que a ajuda seja buscada em um profissional da área da psicologia.
Além do psicólogo, a medida adotada pela Prefeitura de Araputanga foi estendida a todos os profissionais que possuem Gratificação de Regime Integral lotados na Unidade Descentralizada de Reabilitação.
“Espero que volte ao normal, dependo de tratamento contra depressão e só tenho gratidão pelos profissionais da Unidade”, comentou uma usuária da UDR.
Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.